PANTURRILHAS: EXERCITE AGORA
Panturrilhas! Ninguém dá a atenção merecida à elas, não sabem o quanto as mesmas são importantes num programa de treinamento, para se ter uma idéia as panturrilhas são consideradas o segundo coração , contribuiem para que parte do nosso sangue retorne ao coração .A panturrilha envia cerca de 100ml de sangue por minuto, as veias da perna reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores ,além disso a panturrilha é um dos músculos mais utilizados nas atividades diárias e funcionais, como subir uma escada,( músculos potentes gastrocnêmio e sóleo).
O grande problema é quando lesionamos o mesmo por não estarem preparados para uma grande sobrecarga de trabalho,seja numa corrida ou em treino de musculação, dentre as lesões mais comum é o estiramento muscular do gastrocnêmio, a dor pode ser muito forte impossibilitando você de colocar o pé no chão,explica a prof e Dra. Flavia R.Carmona da Academia Formula Osasco.
As lesões ligamentares dos tornozelos podem ser dividas em grau 1 (leves), grau 2 (moderadas) e grau 3 (severas ou graves).As lesões de grau 1 envolvem alongamento do ligamento sem ruptura macroscópica, pouco edema ou sensibilidade, com perda mínima ou sem perda funcional , sem instabilidade articular mecânica; lesão de grau 2 é ruptura ligamentar macroscópica parcial com dor moderada, edema e sensibilidade sobre a estrutura envolvida;lesão grau 3 é ruptura ligamentar completa com edema importante, hemorragia e sensibilidade comprometida.
Os exercícios mais indicados são o alongamento estático (dorsi flexão na prancha), exercícios como flexão plantar no leg press, gêmeos sentado(sóleo), flexão plantar em pé no aparelho ,gêmeos no step (unilateral ,bilateral) ,gêmeos no bosu, gêmeos na chair (pilates) e flexão plantar no jump.
Para indivíduos que praticam corrida o mais indicado serem realizados duas vezes por semana, sendo fundamental respeitar esse limite, com intervalo de dois dias para próximo treino, como todo segmento muscular, a panturrilha também necesita de descanso, ainda mais quando utilizada na corrida.
Realize periodicamente exercícios para panturilha, não há contra indicações para realizá-los, até mesmo sendo utilizados para tratamento de (TVP) tombose venosa e as famosas cãimbras musculares;apenas devem ser escolhidos respeitando a individualidade biológica e objetivos de cada um, assim como a intensidade e repetições devem ser rigorosamente pré determinadas ,procure um profissional de Educação Física registrado no CREF e aproveite dos benefícios para seu corpo.